Salário Mínimo 2022: Qual Valor, Tabela, Cálculo, Piso Salarial

O salário mínimo 2022 é o menor valor de salário que um trabalhador com carteira assinada pode receber. Esse salário é uma base para que os trabalhadores recebam de forma justa de acordo com a carga horária trabalhada. O salário mínimo sofre um reajuste todo ano, sendo que esse valor é reajustado de acordo com o índice INPC, que garante que com o salário mínimo o trabalhador não perca seu poder de compra. O salário mínimo 2022 também pode ser chamado de piso salarial em alguns locais.

Salário Mínimo 2022

Salário Mínimo 2022

✔ Veja também como funciona o Seguro Desemprego 2022.

Qual o Valor do Salário Mínimo 2022?

Como mencionado, o valor do salário mínimo sofre reajuste e o valor para esse ano é de R$1.100,00. O cálculo base para determinar o salário mínimo é feito utilizando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O valor do salário mínimo também pode variar com o estado, que pode pagar mais do que o valor do salário mínimo nacional, mas não pode ser menos do que esse salário mínimo.

Aumento do Salário Mínimo

O salário mínimo para 2021 tinha sido determinado no final de 2020, e tinha usado como base o valor de INPC estipulado no final do ano, mas que não foi o INPC final. Assim, após o INPC final o salário mínimo para 2021 sofreu um novo reajuste e aumento.

Tabela do Salário Mínimo 2022

Como mencionamos, o valor do salário mínimo pode variar de acordo com o estado, não podendo ser menor do que o valor do salário mínimo nacional. A tabela do salário mínimo traz os valores dos salários mínimos, podendo ser dividida de acordo com a categoria ou de acordo com o estado.

Cálculo do Salário Mínimo

O salário mínimo nacional é calculado com base no INPC, como mencionamos. No ano de 2021, o cálculo irá depender do impacto do valor dos alimentos no índice INPC deste ano e da inflação.

✔ Saiba também como fazer o cálculo do Seguro Desemprego 2022.

Piso Salarial

O piso salarial, o valor mínimo que cada classe trabalhadora recebe de acordo com o sindicato, pode variar de acordo com a categoria, não podendo ser menor do que o valor do salário mínimo nacional.

Salário Mínimo Regional

Como mencionamos, de acordo com o estado pode haver uma variação no salário mínimo estipulado. Esses salários regionais usam como base normas estabelecidas por cada estado, que também variam anualmente.

Salário Líquido

O salário líquido é o valor do salário mínimo (chamado de salário bruto) com redução dos valores descontados pelo INSS Dataprev 2022 e todos os outros descontos impostos pela lei. Nesse salário bruto também são incluídos os valores adicionais, como horas extras, comissões e auxílios.

O salário líquido final é a soma de todos esses valores adicionais e a subtração de todos os descontos. É muito importante que o trabalhador saiba o que está saindo e o que está entrando de seu salário, para ter controle de seu salário.

Décimo Terceiro Salário

Ao final de cada ano, os trabalhadores que trabalharam durante o ano com carteira assinada podem receber o décimo terceiro salário, calculado com base nos salários recebidos durante o ano e proporcional ao período trabalhado naquele ano.

Leave a Reply