Auxílio Doença 2022: quem tem direito, requerimento, valor e resultado

O auxílio doença 2022 é mais um dos benefícios que o INSS entrega aos trabalhadores que estão incapacitados de realizar as suas atividades laborais. Por isso, se você está enfrentando uma fase difícil condicionada por alguma doença, não deixe de conferir os próximos tópicos deste post para saber mais acerca do Auxílio doença.

Auxílio Doença INSS 2022

A lei que define os auxílios trabalhistas tem como principal novidade o auxílio doença INSS. Esse benefício é destinado a trabalhadores que sofreram um acidente ou ficaram doentes, de tal forma que não podem mais continuar a trabalhar.

Auxílio Doença 2022: Quem tem Direito

Como você já deve ter notado anteriormente, não basta só ter uma doença para receber o auxílio doença. O segurando também precisa cumprir os requisitos abaixo para ter direito a este benefício:

  • Comprovar a incapacidade de trabalhar por conta da doença por meio de laudos ou consultas;
  • Cumprir com o período de carência de 12 contribuições mensais, menos em casos de acidente de trabalho ou doença profissional;
  • Contabilizar mais de 15 dias corridos de afastamento por causa da doença. O período também pode ser de 60 dias intercalados.

Requerimento Auxílio Doença 2022

Existe um procedimento que todo o trabalhador precisa seguir para fazer o requerimento auxílio doença. Siga as etapas abaixo para solicitar o beneficio:

  • Primeiro entre no site oficial do MEU INSS 2022;
  • Faça login no sistema e em seguida clique em <<Agende sua Perícia>> no menu lateral esquerdo;
  • Selecione a opção <<Agendar Novo>> para fazer um primeiro pedido ou <<Agendar Prorrogação>> para prorrogar o auxilio doença;
  • Feito isso, basta acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo na opção <<Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade>>.

Por fim, é só comparecer na unidade de atendimento do INSS no dia e horário estabelecido do agendamento da Perícia INSS 2022.

Auxílio Doença Valor 2022

Com as atualizações feitas na reforma da previdência, o valor do auxílio doença foi estabelecido no valor correspondente a 91% do salário do beneficiário, o qual é obtido pela média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

Isso significa que no caso de um empregado que contribuiu por 30 meses, o salário será igual ao valor ganho nesse período divido por 30.

Agora, no caso do segurado especial o valor do auxílio doença é igual ao salário mínimo nacional. Faz parte deste grupo o trabalhador rural, pescador artesanal e indígena.

Saiba ainda como funciona:

Resultado Perícia INSS Auxílio Doença

O resultado da Perícia é emitido no mesmo dia, e a partir das 21 horas o segurado pode conferir o resultado no site da previdência social:

  • Primeiro entre no site por este link – http://www.previdencia.gov.br/;
  • No menu exibido, clique na opção <<Serviços do INSS>> ;
  • Clique em <<Consulta de situação de benefício>> e depois selecione uma das opção exibidas – <<Acompanhar pedido>> ou <<Resultado de requerimento de auxílio doença>>;
  • Na tela seguinte informe o número do requerimento ou de benefício e seus dados pessoais solicitados;
  • Preencha o captcha e clique em <<Verificar>> para ver o resultado.

Leave a Reply