O advento da tecnologia permitiu a grande disseminação da internet, que se tornou disponível até mesmo nos pequenos aparelhos celulares, os quais representam o principal veículo de comunicação utilizado atualmente pela população, até mesmo para procurar emprego. Estamos falando do aplicativo Sine Fácil 2024, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho para facilitar a busca de empregos para o trabalhador brasileiro.
A cada ano os telefones celulares se modernizam mais, possibilitando diversas novas acessibilidades que antes não eram sequer cogitadas. Uma das características presentes na maioria dos celulares atuais é a possibilidade de baixar vários outros aplicativos no aparelho, além daqueles provenientes de fábrica.
Esses programas podem possuir as mais diversas funcionalidades, as quais podem oferecer de entretenimento a transações bancárias. Aproveitando-se dessa tecnologia extremamente famigerada, o MT (Ministério do Trabalho) lançou, no primeiro semestre de 2017, o aplicativo Sine Fácil.
O que é?
O Sine Fácil foi elaborado pelo Dataprev – instituição pública associada ao Ministério da Previdência Social – principalmente com o intuito de propiciar aos brasileiros desempregados uma maneira descomplicada e ágil de verificar possíveis cargos de trabalho, os quais são disponibilizados para cada indivíduo de acordo com suas competências.
O programa utiliza os dados do Sine (Sistema Nacional de Empregos) – instituição que é gerenciada pelo Ministério do Emprego e do Trabalho e que tem o objetivo de promover a mediação entre empregadores e possíveis empregados – para expor os trabalhos disponíveis, o que, até então, era possível apenas pela plataforma digital do Sine, que tem uma interação bem mais complexa quando comparada a interface do aplicativo.
✔ Descubra o que é desvio de função e como evitar.
O software, tal como o canal do Sine, possibilita a consulta aos contratos aplicados pelos empregadores e que o trabalhador se candidate a entrevistas de emprego para suas funções competentes.
Além da fácil consulta às vagas de trabalho disponíveis no mercado, o programa propicia outros serviços, tais como a consulta de todos os dados relacionados ao seguro desemprego e ao abono salarial.
Como funciona?
Para que seja possível utilizar o Sine Fácil é necessário um celular ou um tablet Android e a disponibilidade de internet, já que todos os serviços oferecidos pelo programa são processados de forma on-line.
Cadastro Sine Fácil
Para que o Sine Fácil possa ser desfrutado, a princípio é necessária a obtenção de um código especial na forma de QR code (código de barras de duas dimensões elaborado com o intuito de facilitar o escaneamento dele pela câmera dos celulares), o qual pode ser adquirido nos postos destinados a essas operações, no canal eletrônico do Emprega Brasil ou ainda durante o requerimento do benefício seguro desemprego.
Cada QR code é específico, o que propicia maior segurança para o compartilhamento de dados pessoais. Ele será solicitado quando o indivíduo utilizar pela primeira vez o aplicativo; o programa, então, abrirá automaticamente na câmera fotográfica do celular e basta focar no código para que ele seja escaneado.
Como baixar o aplicativo da Sine Fácil?
O aplicativo, pelo menos inicialmente, é disponível apenas para celulares Android, portanto, outros sistemas operacionais, como o iOS e o Windows, não suportam o programa. A instalação do Sine Fácil nos aparelhos é extremamente simples e rápida:
- Acesse a Play Store;
- Procure pelo aplicativo “Sine Fácil“
- Toque no resultado do Ministério do Trabalho;
- Toque no botão “Instalar”.
- Depois de terminado o download do programa, basta acessá-lo e escanear adequadamente o código, que a disponibilização dos serviços disponíveis para o uso será imediata.