MEU INSS 2022: O que é, Cadastro, Extrato e Consulta!

A Central de Serviços Meu INSS é um instrumento da Previdência Social criado para facilitar o acesso dos segurados às informações e serviços referentes aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

É uma ferramenta gratuita, com liberação de acesso mediante cadastro pela internet. Realizando cadastro o trabalhador pode acessar suas informações laborais com maior autonomia e agilidade, podendo consultar informes sobre pagamentos de benefícios sociais; realizar simulação de tempo de contribuição; emitir extratos previdenciários; realizar agendamento de consultas, dentre outros.

Meu INSS 2022

Meu INSS 2022

Cadastro Meu INSS

Para fazer o cadastro, primeiramente:

  • Acesse o endereço eletrônico www.meu.inss.gov.br. No lado superior direito da página, clique em Entrar, em seguida, na opção Login.
  • Será aberta uma página de acesso, clique em “Cadastre-se” e preencha os dados pessoais solicitados (tenha em mãos seus documentos).
  • No segundo passo, para a confirmação da legitimidade das informações e da identidade do trabalhador, serão realizadas perguntas específicas sobre a situação do segurado.
  • Após fornecer corretamente os dados solicitados, o cadastro será finalizado e será emitida uma senha inicial aleatória para o seu primeiro acesso.
Cadastro MEU INSS

Cadastro MEU INSS

✔ Veja como acessar o Portal do Servidor MA


Meu INSS Extrato

Extrato MEU INSS

Como Consultar o Extrato

Extrato de Pagamento

A consulta de extrato das contribuições do segurado pode ser feita no menu “Extrato Previdenciário” (CNIS). Este item gera um relatório com dados cadastrais e uma listagem dos vínculos empregatícios e contribuições previdenciárias do segurado.

No item extrato de pagamentos o segurado pode acompanhar os pagamentos de benefícios do INSS a título previdenciário, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, auxílio-maternidade, dentre outros. Essas informações constam no item “Histórico de Crédito de Benefício”.


Agendamento Meu INSS

Para realizar o agendamento no INSS você deve:

  • Acessar o portal. Se o segurado já tiver o cadastro validado, deve fazer login diretamente no item “Agendamentos/Requerimentos” caso necessite solicitar ou acompanhar atendimento presencial ou à distância.
  • O item “Agende sua Perícia”, permite a solicitação de perícia médica inicial, bem como o pedido de prorrogação de uma perícia já agendada.
  • Após escolher o tipo de item que melhor se enquadra em sua demanda, o usuário deve preencher os dados de acesso para ingressar no portal e finalizar o seu protocolo de requerimento.
Agendamento MEU INSS

Agendamento MEU INSS


Meu INSS CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS é um banco de dados que controla e armazena as informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores.

Pode ser consultado por correntistas em agências bancárias como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, ou por meio da plataforma Meu INSS, no item “Extrato Previdenciário” (CNIS).

✔ Veja como preencher o requerimento do Seguro Desemprego.


Como Consultar o seu Benefício do INSS

É possível verificar a existência ou não de benefício no CPF do segurado através do item “Consulta Declaração de Benefício – Consta/Nada consta”. No item “Histórico de Crédito de Benefício” pode-se acompanhar os calendários de pagamentos de benefícios e realizar a emissão do histórico de Pagamento (documento que comprova a renda dos beneficiários, discriminando os valores e datas de pagamento dos benefícios cadastrados em seu CPF).


Como Recuperar a Senha

  • Após efetuar o cadastro, inicie o acesso clicando no “Meu INSS” para alterar a senha inicial antes que a mesma expire.
  • Na página de acesso clique em “Login”, informe os dados solicitados e escolha a opção Entrar.
  • Apresentar a senha inicial e a senha substitutiva. Clique no link “Por favor, clique aqui para continuar” e efetue um novo login para validação da senha cadastrada. Caso esqueça a senha cadastrada, volte na opção “Login”, digite o seu CPF e clique na opção “Esqueci a Senha” para recuperação.

Leave a Reply