Cadastrar Seguro Desemprego 2024

O Seguro Desemprego é um dos programas trabalhistas mais importantes para os brasileiros, pois é através dele que se recebe o amparo financeiro legal em um momento de dispensa do trabalho. Confira no decorrer deste artigo como cadastrar o Seguro Desemprego 2024.

Até alguns anos atrás todos os procedimentos “burocráticos” eram realizados por meio de preparação e apresentação de papelada e, com isso, os empregadores acabavam perdendo muito tempo.

Cadastrar Seguro Desemprego 2024

Cadastrar Seguro Desemprego 2024

Com a informatização, o Governo Federal conseguiu facilitar a rotina administrativa e disponibilizou vários serviços eletrônicos, de modo que empregadores, trabalhadores de um modo geral e servidores públicos consigam agilizar os procedimentos necessários.

Dessa forma, se você é um empregador e ainda não conhece como funciona o sistema de cadastramento do Seguro Desemprego é só continuar comigo que, a partir dos próximos parágrafos, te explicarei como ele funciona. Me acompanhe!

Quem tem direito

O Seguro Desemprego é um programa direcionado aos trabalhadores brasileiros que se enquadram nas seguintes condições, a saber:

  • Sofrer a dispensa sem justa causa do seu posto de trabalho;
  • Encontrar-se na condição de desempregado no momento de solicitação do beneficio;
  • Ter recebido os seus salários relativos aos seguintes períodos:
  1. Pelo menos 12 meses referente aos últimos 18 meses trabalhados (se for à primeira solicitação);
  2. Pelo menos 9 meses referentes aos últimos 12 meses trabalhados (para a segunda solicitação);
  3. Cada um dos 6 meses trabalhados que antecedem à data da dispensa (para as demais solicitações).
  • Não possuir outra renda própria que possa garantir o seu sustento e de sua família;
  • Não estar recebendo nenhum benefício da Previdência Social, com exceção do auxílio-acidente ou pensão por morte.

Como cadastrar o Seguro Desemprego (Empregador)

O cadastro só pode ser realizado pelo empregador ou o seu procurador, os quais devem seguir este procedimento simples. Em primeiro lugar, é necessário que acesse o site Mais Emprego neste link (https://imo.maisemprego.mte.gov.br/imoweb/index.xhtml) para obter a sua certificação digital.

✔ Veja a lista de documentos necessários para o seguro desemprego 2024.

Assim que o carregamento for finalizado é só clicar na opção “Empresa” e informar os seguintes dados:

  • Tipo de documento (CEI, CNPJ ou CPF);
  • Login;
  • Senha;
  • Código de verificação de segurança;
  • E, por fim, clicar no botão “Acessar” para navegar livremente pela área exclusiva. Caso esse seja o seu primeiro acesso, precisará fazer o cadastro no sistema. Basta clicar na opção “Deseja Cadastrar Empregador?” E preencher corretamente o formulário apresentado na tela, o qual você deverá fornecer os seguintes dados:
  1. Tipo de Identificação (CEI, CNPJ ou CPF);
  2. Número de Identificação (numeração correspondente ao tipo de documento escolhido);
  3. Data de Abertura da Empresa;
  4. Nome Fantasia;
  5. E-mail;
  6. Confirmação de E-mail;
  7. Senha;
  8. Confirmação de Senha;
  9. Texto da Imagem.

Os dados acima são marcados como obrigatórios, já a opção “CPF do Responsável pela Empresa” é opcional. Após realizar o preenchimento do formulário é só clicar no botão “Cadastrar”.

Cadastro pela Caixa

Outra alternativa que o empregador pode usufruir para facilitar a sua rotina de trabalho é realizar o cadastro do Seguro Desemprego pela Caixa Econômica Federal. Como se sabe, esta instituição bancária é responsável pela administração do beneficio em todo o território nacional.

Através do seu site (www.caixa.gov.br/) você pode realizar, em poucos minutos, o cadastramento dos seus funcionários no NIS/PIS, que nada mais é do que uma espécie de cadastro do trabalhador nos Programas Sociais desenvolvidos pelo Governo Federal.

Sendo assim, uma das principais soluções criadas para as empresas é o CNS (Conectividade Social) que pode ser realizado de forma online ou em lote. Vale lembrar que, de modo semelhante ao tópico anterior, o cadastramento é necessário para que o usuário possa ter acesso ao sistema, o qual é feito por meio de certificado digital padrão ICP-Brasil. Para cadastrar um novo funcionário é só clicar neste link (servicossociais.caixa.gov.br/) e informar os seus dados de login.

Cadastro em Lote

O cadastro em lote é uma excelente solução para o empregador que precisa realizar de uma só vez o cadastro de vários funcionários. Para isso, é necessário acessar o Conectividade Social que você pode fazer diretamente neste link (conectividade.caixa.gov.br/).

Cadastro Online

O cadastro online ou Cadastro NIS (Número de Identificação Social) pode ser feito pelo CNS no site da Caixa. Para conhecer o sistema é só clicar neste link (https://conectividade.caixa.gov.br).

Viu como é simples e fácil? Agora é só organizar a sua empresa. Aproveite e compartilhe esse artigo com os seus amigos empregadores. Até mais!

5/5 - (3 votes)

Leave a Reply